«

»

Receitas para economizar água

Dicas para economizar água:

Bom, para quem mora em São Paulo e vem passando por uns tempos difíceis com racionamentos e economia de água, esse artigo vai trazer uma série de que irão ajudar na hora de economizar água e fazê-la render mais.

Receitas para economizar água

Dicas e receitas para economizar água

Entendendo o Sistema Cantareira:

“O Sistema Cantareira é formado pelas represas Jaguari, Jacareí, Cachoeira e Atibainha. Elas ficam no estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Juntas, as represas fornecem água para cerca de 9 milhões de pessoas na cidade de São Paulo (zonas Norte, Central e parte das zonas Leste e Oeste), além de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Taboão da Serra, São Caetano do Sul, Guarulhos e Santo André. Parte do interior do estado também recebe água do sistema.”(fonte: G1)

Em 16 de maio de 2014 a SABESP passou a utilizar o chamado Volume Morto , adicionando 18,5% ao nível do Sistema Cantareira, que na época estava em 8,2%. Com isso o volume total do sistema passou a 26,7%.

Dicas para economizar água

Gráfico com a variação do nível de água do sistema da Cantareira.

Com a contínua queda devido à estiagem prolongada, em 24 de outubro de 2014 a SABESP incorporou a segunda cota do Volume Morto, adicionando mais 10,7% ao sistema, fazendo o nível subir de 2,9% para 13,6%.

Para quem não sabe o que é volume morto, “é toda água que fica abaixo do nível das comportas e nunca havia sido usado para atender a população.  Foi preciso instalar 3 km de tubulações e sete bombas flutuantes, orçadas em R$ 80 milhões, para captar o volume morto nas represas de Nazaré Paulista e Joanópolis. As obras concluídas em maio acrescentaram 182,5 bilhões de litros de água ao total disponível.”

Dicas para economizar água

A Cantareira durante a seca

1- Dicas básicas para economizar água em casa:

Primeiro vamos dividir a casa em dois setores, banheiro(s) e cozinha. Você sabia que com a torneira aberta, por 5 minutos, enquanto escovamos os dentes, gastamos 12 litros de água? E que com a torneira fechada, será gasto, durante o mesmo tempo, apenas meio litro? Uma boa maneira para evitar o desperdício de água na hora de escovar os dentes é usar um copo cheio de água bara enxaguar a boca. No caso de um banho, 15 minutos consomem 135 litros de água. Tomando um banho de 5 minutos, o consumo cai para 45 litros. E claro, lembre-se de sempre desligar o chuveiro ao se ensaboar e passar shampoo. Uma torneira pingando desperdiça cerca de 46 litros por dia; portanto, é preciso também ficar atento aos vazamentos tanto na cozinha quanto nos banheiros.

2- Economizando ainda mais com reaproveitamento da água

Você tem lavadeira automática? Aproveite a água que a máguina joga fora para dar descarga nos vasos! Uma descarga consome muitos litros de água e dar descarga a cada vez que usar o vaso para apenas urinar também é um desperdício. Pode parecer nojento, mas, se só for líquido, deixe acumular pelo menos umas duas vezes, mesmo que vá dar a descarga com a água que guardou da máquina de lavar.

3- Não limpe a calçada com água!

Qual o sentido em gastar preciosos litros de água limpando algo que poucos minutos depois de limpo voltará a ficar sujo? Calçadas são locais impossíveis de se manter limpos por muito tempo, portanto, mantenha ela limpa apenas com vassouras e boa vontade. Recolha o lixo para não acumular e entupir valetas e bueiros. Não vale a pena gastar os 280 litros de água em 15 minutos de limpeza que em 15 minutos voltará a ficar sujo.

4- Economize energia elétrica

A nossa energia é gerada por usinas hidrelétricas que precisam de água para funcionar. A água dessas usinas também está acabando e caso só se faça economia de água, o gasto ainda será grande. Evite gastar energia elétrica que não seja realmente necessária. Nada de deixar televisão ligada e ficar na cozinha ou no computador.

Evite usar telefones celulares, tablets e notebooks na tomada. Só use esses aparelhos conectados a fontes de energia caso realmente precisem recarregar. Caso estejam fazendo o uso regular dos aparelhos, reduzir o brilho de tela pode aumentar a vida útil da bateria dos seus dispositivos.

E um último detalhe muito comum no dia a dia e que é pouco levado em conta: Não deixe lâmpadas ligadas em cômodos vazios. Costuma dormir vendo televisão? Configure o “sleep time” e não deixe mais a tv ligada a madrugada inteira.

Essas foram as nossas dicas para que você tenha maior autonomia e benefícios economizando água e energia. Ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Envie um comentário que entraremos em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe Gratuitamente

 

Sensacional Ebook: Plano de Marketing e Vendas Para Empreendedores.

Para ter acesso cadastre seu nome e seu e-mail nos campos abaixo:

 

NomeE-mail