«

»

Série ganhar dinheiro online com moedas virtuais: Bitcoin, parte 2 de 5

Série: Receita para ganhar dinheiro online com moedas virtuais

Receita para ganhar dinheiro online com moedas virtuais

Um “Rig” para minerar Bitcoins. Um “Rig” é um conjunto de processadores e placas gráficas que trabalham em conjunto aumentando a velocidade de mineração.

No artigo anterior passamos a receita para ganhar dinheiro online usando moedas virtuais. Nele vimos um conceito básico do que são as moedas(ou criptomoedas) e destacamos alguns meios primários de se conseguir as mesmas.

Este artigo irá lhe passar a receita para ganhar dinheiro online usando a mineração solo.

Antes de começar a minerar sozinho, é importante se fazer algumas perguntas antes de iniciar no mundo da mineração:

O que fazer antes de minerar:

• Tenho o equipamento necessário para minerar sozinho com eficiência, considerando lucro gerado/investimento?
• O hardware que será utilizado é melhor para mineração baseada em gpu ou cpu?
• Qual moeda começar a minerar?

Essa receita irá usar como exemplo o Bitcoin, a moeda virtual mais popular e de maior valor de mercado no mundo(e também a de maior dificuldade de mineração). A mineração de Bitcoin é baseada em gpu e cpu. Caso queira ver outras opções de moedas, o site coinmarketcap.com é uma ótima opção para consultar o valor de mercado das moedas e maiores informações a respeito das mesmas. A seguir você confere uma lista com as principais moedas que possuem maior circulação(compra e venda) nos mercados de moedas virtuais:

• Bitcoin
• Litecoin
• Darkcoin
• Dashcoin
• Monero
• Muitas outras…

Após ter escolhido a sua moeda, que no nosso caso foi o Bitcoin, o próximo passo é baixar a “carteira”(wallet, em inglês), onde as suas moedas serão armazenadas e os seus endereços para receber/enviar moedas criados e monitorados. Para entender mais sobre Bitcoins, leia a FAQ oficial da moeda nesse link, https://bitcoin.org/pt_BR/faq

A escolha da sua carteira e de onde e como irá armazená-la é de extrema importância para guardar com segurança as suas moedas. Tenha o mesmo cuidado(ou até mais) do que teria com o seu cartão de crédito e dados pessoais. Existem carteiras que funcionam em computadores(desktops e notebooks), smartphones e tablets, hardware próprio e carteiras gerenciadas por sites. A escolha e risco são seus.

Neste exemplo iremos usar uma carteira local, ou seja, instalada no seu computador. Esta receita foi escolhida por ser considerada pela maioria da comunidade Bitcoin o meio mais seguro de manter a sua carteira. Para isso é importante que ela seja instalada em um computador que tenha o menor contato possível com a internet e com o menor número possível de softwares instalados. Todo cuidado é pouco e vários hackers estão de olho em oportunidades para interceptar dados e roubar moedas virtuais de usuários desprevenidos!

Carteiras locais populares incluem Bitcoin Core, Armory e Multibit. Multibit não exige o download de uma blockchain(os blocos de informação criptografada que foram mencionados no artigo anterior) completa. São esses blockchain’s os responsáveis pela existência da rede Bitcoin e por isso a maioria dos clientes locais precisa fazer o download dos blocos e isso pode levar muito, MUITO tempo(um dia ou mais).

Receita para ganhar dinheiro online com moedas virtuais.

Aviso na hora de sincronizar o blockchain.

O QUE VIMOS ATÉ AGORA NA SÉRIE “RECEITA PRA GANHAR DINHEIRO ONLINE COM MINERAÇÃO SOLO”:

  1. Fazer um checklist do seu hardware disponível(ou orçamento investir em um);

  2. Escolher a moeda a ser minerada(no nosso caso, Bitcoins);

  3. Escolher uma carteira para guardar as suas moedas. As carteiras podem ser locais(no seu computador ou celular) ou hospedadas em sites especializados;

Iremos usar a carteira Bitcoin Core nos exemplos e ela pode ser baixada aqui: https://bitcoin.org/pt_BR/download

Existem versões disponíveis para windows 32 e 64 bits, Mac OS X e Linux e o código também pode ser encontrado no Github. Em nosso exemplo iremos usar a versão para windows 64-bits.

Receita para ganhar dinheiro online com moedas virtuais

Opções de download da carteira virtual Bitcoin Core.

Após baixar o arquivo, basta executar o .exe e o programa irá lhe guiar na instalação do software. Você irá escolher o diretório de instalação. Caso tenha baixado o arquivo zipado(.zip), basta extrair os arquivos o diretório que escolher.

Bom, com o Bitcoin Core instalado ou a versão zipada já extraída e salva em um diretório, basta executar o arquivo Bitcoin Core.exe(estará localizado na área de trabalho, menu iniciar e no diretório onde instalou o arquivo. Caso esteja usando a versão zipada, basta abrir o diretório de instalação e acessar o diretório /Bin.

Ao rodar o programa pela primeira vez ele irá exibir a seguinte tela:

Receita para ganhar dinheiro online com moedas virtuais

Primeira vez executando o Bitcoin Core e selecionando onde salvar o blockchain.

Em alguns computadores, é possível que o firewall do windows pergunte se deseja bloquear ou permitir que o programa estabeleça uma conexão com a internet e sim, precisaremos de acesso a internet no momento.

 É isto que você irá ver quando abrir a sua carteira pela primeira vez:

Receita para ganhar dinheiro online com moedas virtuais

Visão da carteira do Bitcoin Core.

Depois de criar a sua carteira é hora de baixar o programa de mineração. A nossa receita pra ganhar dinheiro online com moedas virtuais usando Bitcoins iremos colocar o um dos “pratos principais” no forno.

ESCOLHENDO O SOFTWARE PARA MINERAR:

O programa de mineração que será usado na nossa receita será o GUIMiner. Ele possui uma interface gráfica amigável e bom desempenho. Ele funciona para minerar com GPU/CPU ou só CPU(mas não o faz com muita eficiência).

Para fazer o download basta acessar esse link: http://guiminer.org/

Basta fazer o download, extrair o programa para uma pasta e executar o arquivo “guiminer.exe”.

 Ao abrir o programa pela primeira vez, caso esteja minerando apenas com o uso da CPU, o seguinte aviso será visto:

Receita para ganhar dinheiro online com moedas virtuais

Aviso do GUIMiner caso tente minerar só com cpu.

Após clicar em “Ok”, a janela principal do programa será aberta utilizando a configuração padrão do programa. Aviso: Muito possivelmente o programa estará em inglês quando executado pela primeira vez. Caso queiram mudar para português, basta ir no menu “Language”, clicar em Change language e escolher “Português”. Reinicie o programa e pronto! Minerador em portugês! Fácil, não é?

Receita para ganhar dinheiro online com moedas virtuais

Primeira vista do GUIMiner com a interface em inglês.

CONFIGURANDO O SOFTWARE DE MINERAÇÃO PARA MINERAR SOLO:

Esta é a janela inicial do programa em português:

Receita para ganhar dinheiro online com moedas virtuais

Interface em português do GUIMiner.

Para começar a mineração solo, primeiro deve-se criar um minerador. Você pode fazer isso acessando o menu “Arquivo”, “Criar novo minerador” e escolher o que melhor atende as suas necessidades. Existem mineradores para quem usa placas NVIDIA, ATI e quem apenas quer minerar usando a sua cpu. O próximo passo é criar um nome de usuário e senha. Para isso, basta acessar o menu “Utilidades do Modo Solo” e clicar em “Criar usuário/senha”. Será aberto um menu para você inserir o seu usuário e senha desejados. Em nosso exemplo iremos utilizar um minerador para placas NVIDIA.

Após criar o usuário e senha, você acessar o menu “Configurar cliente oficial Bitcoin”, onde você instalou a sua carteira(o BitcoinCore). Feito isso, configure a localização do blockchain(que você também decidiu onde instalar anteriormente). É só isso. Bastam essas simples configurações e você estará minerando Bitcoins sozinho.

LEMBRETES IMPORTANTES EM RELAÇÃO A MINERAÇÃO SOLO:

  1. Lembre-se que a dificuldade de descriptografar sozonho um bloco de Bitcoin nos dias de hoje é uma tarefa longa é difícil. Caso você tenha um computador MUITO potente ou 100% configurado para minerar bitcoins sozinho(normalmente você vai precisar de várias placas de video e demais hardwares) o que vai custar bem caro.

  2. Caso prefira a mineração solo, é importante configurar corretamente os dados de envio do dinheiro para que recebe corretamente os seus ganhos. Isso será exmplicado em uma outra postagem.

  3. Segurança em primeiro lugar! Não adianda ter um computador capaz de minerar com eficiência e não proteger os seus dados! Estude um pouco sobre criptografia de arquivos.

  4. Sempre pesquise muito sobre valores das moedas e dos mercados. Os melhores materiais estão em inglês, então dominar a língua é uma boa. Para quem não sabe, use o google tradutor por sua conta e risco.

Bom, por hoje ficamos por aqui. Em um próximo artigo iremos abordar com mais detalhes a mineração solo e no próximo artigo falaremos sobre a mineração em “pools”.

Boa mineração!

Receita para ganhar dinheiro online com moedas virtuais

Ganhe dinheiro com Bitcoins e moedas virtuais!

1 comentário

  1. Rodrigo Pinheiro

    Gostei do post, vou acompanhar o site, espero mais conteudos assim :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe Gratuitamente

 

Sensacional Ebook: Plano de Marketing e Vendas Para Empreendedores.

Para ter acesso cadastre seu nome e seu e-mail nos campos abaixo:

 

NomeE-mail