«

»

Dicas para marketing pessoal online

Marketing pessoal

Receita para melhorar marketing pessoal na internet

Em um artigo que li essa semana, vi um texto onde estava escrito que o modelo clássico de currículo(aquele papel impresso com as suas experiências profissionais e habilidades) está morrendo.

Com o grande aumento no número de usuários da rede mundial de computadores, a internet, pessoas e empresas passam a usar cada vez mais a ferramenta na hora de procurar um emprego ou candidatos para uma vaga.

Facebook, Linkedin, Google Plus, entre outras redes sociais são uma das principais fontes de pesquisa dos profissionais de recursos humanos na hora de analisar o perfil de um candidato.

Tendo em mente que o seu perfil no facebook pode ser o responsável por uma contratação ou até demissão, escrevi essa receita para melhorar o seu marketing pessoal usando a internet e aumentar as suas chances de conseguir um emprego e melhorar o seu marketing pessoal online.

As principais redes sociais que são consultadas na hora de analisar o perfil do canditado a uma vaga de emprego:

  1. Facebook

  2. Linkedin

  3. Google Plus

  4. Instagram

Você é daqueles que bebe todas no final de semana, tira uma dezena de fotos mostrando as façanhas e loucuras realizadas na balada e faz questão de deixar essas fotos sem restrição, para que qualquer um no Facebook ou Instagram possa ver? Saiba que se você é desse tipo de pessoa e já concorreu a uma vaga de emprego e não obteve sucesso, muito possivelmente esse foi um fator que influenciou a sua não contratação. Faça o possível para deixar o seu perfil no Facebook o mais profissional e discreto possível. Evite fotos e comentários que possam levar alguém a questionar a suas qualidades profissionais e pessoais online.

Linkedin, a melhor ferramenta na atualizade para criar redes de contatos profissionais e prospectar clientes e colaboradores

Ainda não tem um perfil cadastrado no Linkedin? Se não tiver, pare tudo que estiver fazendo agora e crie um! Enquanto o facebook está para amizades e relacionamentos sociais, o Linkedin está para relacionamentos profissionais. Nada de fotos de balada ou do seu animal de estimação. O foco é o seu perfil profissional!

Após efetuar o seu cadastro e adicionar possíveis contatos existentes de suas contas de email, uma boa ideia é olhar a área de “Grupos”, no menu “Interesses”. Funcionam de modo semelhante aos grupos do facebook, porém, mais uma vez, com conteúdo e discussões voltados ao mercado de trabalho. Basta procurar um grupo pela sua área de atuação e começar a interagir.

Marketing pessoal

Grupos sugeridos com base no meu perfil profissional. O Linkedin é uma ferramenta ótima para o seu marketing pessoal online.

Esses são apenas alguns dos grupos que aparecem para mim quando faço uma consulta por “marketing”. São milhares de grupos, todos com suas características e usuários. É uma ótima maneira de crescer profissionalmente e melhorar o seu marketing pessoal.

A cereja do bolo: Dicas para incrementar a receita para melhorar o seu marketing pessoal online:

Se você é um publicitário, profissional de marketing, enfermeiro ou advogado, seja qual for a sua profissão, se você é usuário de alguma rede social, as pessoas muito possivelmente podem saber mais sobre você do que você gostaria, caso não tenha cuidado com o que expõe nas redes, portanto, todo cuidado é pouco.

  • Crie álbuns de fotos com permissões para que apenas quem aparece nas fotos tenha acesso as mesmas(no caso de fotos pessoais e do dia a dia da pessoa);

  • Publique conteúdo relacionado a sua área de atuação para que quando forem consultar o seu perfil vejam que é uma pessoa engajada com a profissão e está atualizado em relação ao que acontece ao seu redor;

  • Leve os compromissos profissionais feitos na internet tão sério quanto aqueles que tem na vida real. Manter a sua imagem no meio online é tão importante quanto manter a sua imagem no mundo real. Você quer que as pessoas vejam em você um profissional qualificado e engajado;

E é isso! Espero que tenha gostado do artigo. Dúvidas e/ou sugestões? É só fazer um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe Gratuitamente

 

Sensacional Ebook: Plano de Marketing e Vendas Para Empreendedores.

Para ter acesso cadastre seu nome e seu e-mail nos campos abaixo:

 

NomeE-mail