»

Receita para superar a timidez

Neste artigo iremos abordar a timidez, veremos como ela influencia negativamente a nossa vida e daremos alguma dicas para ajudar nos momentos de vergonha.

Receita para superar a timidez

Timidez é ruim de qualquer maneira. Confira a nossa receita para superar a timidez

“A timidez ou o acanhamento pode ser definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre. Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros. A timidez aflora geralmente, mas não exclusivamente, em situações de confronto com a autoridade, interação com algumas pessoas: contato com estranhos e ao falar diante de grupos – e até mesmo em ambiente familiar.”(wikipedia)

Algumas pessoas são mais tímidas do que outras. Enquanto alguns possuem apenas uma  leve inibição em situações específicas(medo de receber um “não” de uma garota), outros acabam sendo totalmente obsessivos em relação as suas inibições e isso acaba por afetar a sua vida particular e social. Alguns acabam não conseguindo ter relacionamentos íntimos por vergonha, outros não conseguem empregos por sentir vergonha na hora do contato social. A timidez está ligada as nossas inseguranças e isso irá refletir em nosso dia a dia caso deixe que a situação saia do controle. Esta receita irá oferecer dicas para superar essas inseguranças e ajudar naquelas horas de timidez.

Identificando a fonte da timidez:

O passo principal é conseguir identificar o que te torna inseguro. Esse é o primeiro passo para quase tudo na vida, seja nos negócios ou na vida pessoal. Primeiro se reconhece uma falha/deficiência e depois passa-se a pensar em buscar uma solução.

Após identificar o ponto(ou pontos) de insegurança, você vai pegar um papel e uma caneta e escrever o que acha que te deixa inseguro. Acha que está acima do peso e por isso as pessoas não irão querer se relacionar com você ou que irão comentar que está gordo(a)? Poderia também se achar muito magro e que as pessoas também falariam sobre a sua questão física. Saindo da questão física, também pode-se pensar que não é bom o suficiente para fazer algo. São vários os motivos que podem despertar a insegurança e a timidez em algumas pessoas. Lembro que recentemente estava experimentando uma camisa em uma loja e reparei que um pessoal que passou por mim estava rindo. Não de mim, na verdade, até poderiam estar rindo de mim, mas acredito que deveriam ter motivos mais importantes e divertidos para sorrir do que pensar em minha imagem usando a camisa(era uma camisa florida e bem bacana). O ponto é que seja lá qual fosse o motivo, eu deixei que aquele fator externo influenciasse negativamente a minha vida. Acabei me sentindo ridículo e tirei a camisa na mesma hora que vi o pessoal rindo. Acredito que situações parecidas com a minha aconteçam com muita frequência e é por isso que estou escrevendo para você. Voltando ao papel e caneta, escreva o que te incomoda e tente escrever opções para contornar esses sentimentos. Ideias que podem te ajudar na hora, um pensamento positivo para balancear o negativo e assim por diante. Tente escrever, desenhar ou representar aquilo que te incomoda e algo que vai lhe ajudar a superar a insegurança. Depois de identificar e listar sua insegurança e “objeto de segurança”, você deve colocar o papel com essas informações em um ponto onde sempre possa ser visto; em um espelho, porta, post it no monitor do computador, etc.

Segurando os impulsos do pensamento:

A vida é cheia de testes. A todo momento estamos sendo testados seja lá pelo que ou por quem. Esses momentos de insegurança e timidez são apenas testes que a vida usa como uma forma de nos “ajudar” a superar nossas limitações. Se investíssemos o tempo que passamos nos preocupando com o que vão achar de nós em atividades mais úteis e com o objetivo de ajudar o próximo, acredito que o mundo poderia ser melhor. Então, sempre que aquele pensamento negativo for chegando, lembre-se de que é só você que tem a perder e de que deve tentar superá-lo a qualquer custo! Chega de se deixar levar por pensamentos bobos do que os outros poderão pensar. Simplesmente faça, seja, sinta!

Receita para superar a timidez

Chega de ter medo de falar para grandes públicos! 

4 Receitas para superar a timidez:

  • Treine na frente do espelho:

– Vá para a frente do espelho, fale tudo que deseja ou pratique um discurso ou texto qualquer quantas vezes for necessário, até se acostumar com o som da sua voz. Uma boa experiência é praticar essas falas o mais alto possível.

  • Treinando com públicos pequenos e de confiança:- Uma vez acostumado ao som da sua voz ou memorizado seu texto, treine com pequenos públicos, como familiares e amigos, que podem lhe dar um feedback de como você está indo e que certamente não vão rir da sua cara se você escorregar. Ou pelo menos não deveriam.

  • Para quem tem medo de suar muito e manchar a roupa:

Seu medo é de suar e aparecer umas “pizza” nas axilas ou um rio nas suas costas? Opte por roupas escuras, que não sejam facilmente marcadas com o suor. Além disso, ande com um lenço para poder secar a testa, o que, além de ser muito mais educado, só dará a impressão de que você está com calor e não de que está desesperado.

  • Aprenda a dizer não!

Seja para os seus pensamentos de insegurança e para pequenas atitudes no dia a dia que podem te ajudar a praticar o “não”. Não aceitar folhetos que não sejam do seu interesse quando entregam a você na rua, não foi bem atendido no restaurante? Não pague os 10%! É uma questão de prática! Não seja passivo o tempo todo e saiba se posicionar!

Espero que as dicas possam ajudar você a superar a sua timidez! Quer mais dicas? É só pedir nos comentários que faremos o possível para ajudá-lo(a)!

1 comentário

  1. Pedro Dash

    Gostei do assunto, bacana seu site ……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe Gratuitamente

 

Sensacional Ebook: Plano de Marketing e Vendas Para Empreendedores.

Para ter acesso cadastre seu nome e seu e-mail nos campos abaixo:

 

NomeE-mail