«

»

Receita para superar o medo de dirigir

Neste artigo iremos abordar o medo que algumas pessoas têm de dirigir.

Receita para perder o medo de dirigir

Confira a nossa receita para perder o medo de dirigir!

Dirigir pode ser algo muito comum para a maioria das pessoas, mas ainda assim existem pessoas que ficam nervosas só de pensar em dirigir um carro(eu já passei por esta situação). Esse medo tem até um nome: amaxofobia, que é o medo(fobia) de dirigir.

Seja por algum trauma ou qualquer que seja o motivo, o medo de dirigir atrapalha(e muito) e vida de uma pessoa. Quantas vezes você não já se atrasou ou deixou de ir em um compromisso por não ter dinheiro para táxi e não saber dirigir? São várias oportunidades que se perde quando não se tem a habilidade de “pilotar” um carro.

A especialista em psicologia do trânsito Maristela Barp realizou uma pesquisa, entre outubro de 2012 e fevereiro de 2013, com oito mulheres que tinham fobia de dirigir. Ela constatou que os motivos que levam à amaxofobia são diversos e podem estar relacionados à pressão social do companheiro e/ou de familiares; ter sofrido um acidente traumático, mesmo sendo condutor ou caroneiro; acomodação e falta de paciência do instrutor que acaba não passando confiança.

Superar o medo de dirigir envolve muito esforço e força de vontade, pois aqueles que normalmente possuem a aflição de conduzir um carro o tem com muita força(e cá entre nós, carro realmente é uma coisa muito perigosa).

De acordo com matéria publicada no site “Diário Catarinense”, o medo de dirigir afeta 6% dos motoristas brasileiros e principalmente mulheres com idade entre 30 e 45 anos.

A empresária Rosane Serafim de Souza Silveira, de 40 anos, tirou a carteira de habilitação há 10 anos. No início, ela tinha receio em subir morros, entrar em rodovias movimentadas e dirigir à noite. Circulava apenas no bairro em que morava e escolhia minuciosamente os horários para sair de carro. Dirigia até a feira às 6 horas para evitar trânsito mais intenso. Se um ônibus estava atrás do veículo, ainda que distante, parava para ele ultrapassar. O receio virou medo.(Fonte: Diário Catarinense)

Receita para superar o medo de dirigir

Supero os seus medos! Siga a nossa receita para perder o medo de dirigir!

6 Dicas para superar o medo de dirigir:

  1. Procure ajuda de um profissional especializado. Na maioria dos casos esse é o primeiro passo a ser dado. Procure um psicólogo ou psiquiatra para que possa conversar sobre a sua condição e ter ajuda médica especializada. Terapias, consultas em psicólogos e/ou psiquiatras;

  2. Procure adquirir confiança dirigindo com pessoas de confiança no banco do carona. É muito importante se sentir seguro na hora de dirigir. Motoristas inseguros podem acabar fazendo “barbeiragens” e por em risco a própria vida e a de outras pessoas. Acha que dirigir sozinho é estressante ou te deixa ansioso(a)? Ofereça caronas ou apenas peça companhia para amigos e familiares para que juntos possam superar o medo de dirigir;

  3. Dirija nas ruas próximas a sua casa, no bairro onde mora, a vantagem é que você já irá conhecer a sinalização dessas ruas e está habituado a este percurso. Enquanto estiver dirigindo procure imaginar situações de trânsito mais intenso;

  4. Evite dirigir em horários e/ou ruas de muito movimento. Usar o aplicativo Waze é uma boa ideia para saber como anda o trânsito e planejar a sua rota! Sim, planejar uma rota é muito importante para quem não tem muita segurança na direção. Google maps + Waze = Rotas seguras;

  5. Pratique mais, o medo de dirigir muitas vezes está relacionado a inexperiência do condutor que não está acostumado com o veículo;

  6. O mais importante: Se não estiver se sentindo seguro e confiante, NÃO DIRIJA!

Considerações finais:

O medo de dirigir(também conhecido como amaxofobia) pode nos privar de uma série de oportunidades e dificultar um pouco certas atividades do dia a dia. Além disso, ele também pode criar situações de risco para aquele que sofre da fobia e os outros que estão vulneráveis aos seus atos impulsivos. Caso não se sinta seguro e confortável para dirigir, não dirija.

Receita para perder o medo de dirigir

Não dirija se não estiver seguro e calmo.

Se você gostou das dicas, mas ainda assim continua com medo de dirigir, eu indico o curso abaixo, é o melhor curso online para quem tem medo de dirigir, segue link do curso:

Método Vença o medo de dirigir

Dúvidas e/ou sugestões? Deixe um comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe Gratuitamente

 

Sensacional Ebook: Plano de Marketing e Vendas Para Empreendedores.

Para ter acesso cadastre seu nome e seu e-mail nos campos abaixo:

 

NomeE-mail